A exposição Inmetro Interativo é composta de um amplo conjunto de aparatos e ambientações que pretendem apresentar ao visitante
as áreas de atuação da Instituição nos mais diferentes campos da metrologia e da pesquisa, com ênfase nas tecnologias para a padronização de qualidade de produtos e as diversas disciplinas envolvidas na aplicação dos métodos de aferição.
O espaço é composto de ambientes temáticos e cenografia com abordagem lúdica e atraente, privilegiando o conhecimento associado
ao entretenimento. Cada instalação possui estímulos sensoriais e retorno sonoro para contemplar os usuários de necessidades especiais.
Os nichos temáticos possuem elementos táteis e instruções em Braille. A ergonomia está adaptada para os usuários de cadeira de rodas
e elementos como rampas e praticáveis são considerados para atender também às diferentes faixas etárias.
Totens ‘Saiba Mais’ completam a mostra levando informação adicional aos visitantes que desejam aprofundar os assuntos.
O INMETRO
Painel interativo apresenta a estrutura organizacional do Inmetro, através de multimídias que detalham o papel e a função de cada diretoria
e coordenação. Permite ao visitante ter a visão do todo compreendendo a dimensão do trabalho do Inmetro e sua importância para o país.
LABORATÓRIO
Espaço formado por bancadas onde serão instalados microscópios, lupas binoculares e monitores para observação de micro componentes.
As lâminas para observação estarão disponíveis na bancada e conterão laudos com informações que o Inmetro disponibiliza após análise.
Serão inseridos também novos materiais como kevlar, tecidos especiais, para comparação. Um Infográfico apresenta os desafios tecnológicos que o Inmetro enfrenta diante das descobertas de pesquisadores das mais diversas áreas, o que significa estar sempre voltado para o futuro, em contato com tecnologias de ponta.
Contém ainda simuladores com réplica interativa (modelo) de dois equipamentos de alta tecnologia: o microscópio eletrônico Titan
e do Goniofotômetro.
SALA DE ACÚSTICA
Espaço montado com diversos simuladores de medição e ensaios acústicos para objetos e situações do cotidiano, como, microfones, headphones, aparelhos e caixas de som, e também poderá medir a reverberação no próprio ambiente da sala de exposição.
A CASA
Principal nicho da exposição contém todos os ambientes de uma casa e as dezenas de itens analisados e certificados pelo Inmetro.
Cada objeto vem acompanhado de multimídia embutido no próprio item ou no entorno mostrando quais são aspectos avaliados
nos diferentes laboratórios, segundo critérios de mecânica, elétrica, química, térmica, acústica e óptica, entre outros. Apresenta os testes realizados e os critérios de avaliação permitindo ao visitante simular vários ensaios e verificações. Contém ainda dicas de boas práticas
e de segurança para a utilização responsável desses itens, garantindo também sua maior conservação e durabilidade.
RÉGUAS E ESCALA HUMANA
As diferentes medidas e a escala humana. Instalação contendo réguas em mm, em cm, em polegadas, em diferentes escalas e elementos
do corpo humano. Permitem ao visitante medir o tamanho de seu passo, dos seus pés, mãos, braços, estabelecendo relações tais que tornam
o corpo, mesmo que grosso modo, um parâmetro de medição (ex. o palmo de um adulto mede cerca de 20cm).
Permite também verificar as proporções do corpo humano e estabelecer uma compreensão da ergonomia que determina as proporções
dos diferentes objetos utilizados pelo homem. Apresenta ainda um conjunto de bolas e brinquedos diversos para observação de medidas
e volumetria.
ELEMENTOS LÚDICOS
JOGO DA MEMÓRIA E DAS RELAÇÕES: aparato que apresenta cartelas giratórias dupla face que podem ser movidas para permitir dinâmicas
do tipo Jogo da Memória ou Jogo de Relações.
Kit 01: um conjunto de produtos que são submetidos ao Inmetro e as tecnologias utilizadas para a medição. O visitante deve tentar descobrir que tecnologia está associada a um produto.
Kit 02: uma série de produtos e materiais onde o visitante deverá descobrir quais são aqueles submetidos ao Inmetro, e quais são investigados por outros órgãos como, por exemplo, a Anvisa.
JOGO QUEBRA-CABEÇAS: mobiliário para kits de montar em lona magnética.
Kit 01: A tomada elétrica.
Kit 02: A música de orquestra e as salas de concerto.
Kit 03: Brinquedos e faixas etárias.
JOGO DE TABULEIRO
Pode ser montado e desmontado no espaço, de acordo com a atividade pedagógica proposta. A meta a alcançar será a ‘qualidade’,
a partir de escolhas de materiais e processos na produção de outros brinquedos ou de objetos do cotidiano.
Espaço Interativo - Inmetro
Ano:2011
Cliente: Inmetro








